Geral

Reestruturada, Policlínica atende duas mil crianças por mês em Dourados

Unidade é referência em pediatria na rede pública de saúde em Dourados e amplia oferta de especialidades

|
Redação
(Foto: Divulgação)

O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, foram conferir de perto a nova realidade da Policlínica de Atendimento Infantil (PAI) de Dourados, que passou por uma reestruturação em seu quadro de especialistas e hoje é referência no atendimento pediátrico da rede pública de saúde, oferecendo diversas especialidades para crianças e adolescentes de 0 até 15 anos, 11 meses e 29 dias. São cerca de 2 mil atendimentos mensais, realizados em um ambiente acolhedor e com atendimento humanizado.

Durante a vistoria, o prefeito Marçal Filho anunciou que o município pretende ampliar esse número de atendimentos com a oferta de novas especialidades médicas pediátricas. Por meio de um trabalho amplo e voltado às demandas da população, a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), passou a oferecer em 2025 o atendimento em psiquiatria infantil, um importante avanço na rede pública municipal.

Os atendimentos são realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), com agendamento pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), e incluem consultas nas especialidades de pediatria, alergologia, homeopatia, pneumopediatria, psiquiatria, dermatologia, nutrição, enfermagem, odontopediatria, psicologia, fonoaudiologia e assistência social. Destinada exclusivamente à população de Dourados, a unidade se destaca também pelo tratamento de sífilis congênita e pela administração da palivizumabe, medicamento que atua como anticorpo monoclonal específico contra o vírus sincicial respiratório (VSR).

O prefeito Marçal Filho enfatiza que além da psiquiatria, a prefeitura trouxe o atendimento com neuropediatra, que inicialmente acontece em uma clínica conveniada, mas posteriormente também acontecerá na PAI. 

Veja Também

Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos

Alerta de tempestade neste sábado e domingo em Campo Grande

Município deve apresentar plano para abastecimento de remédios essenciais

Inquérito apura desmatamento, queimadas e erosão em áreas rurais de Bonito