Diário Digital
 
Geral

Reestruturação de carreiras da Polícia Civil tramita na Assembleia Legislativa

Plano é organizado pelo Governo do Estado e validado pelo movimento sindical

|
victoria oliveira
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Novo projeto de lei que reestrutura as carreiras da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul começou a tramitar na Assembleia Legislativa na semana passada. Para agentes, peritos e delegados, a proposta prevê 21 anos de exercício até o topo das carreiras. O plano é organizado pelo Governo do Estado e validado pelo movimento sindical.

A reestruturação objetiva trazer melhorias ao sistema remuneratório dos delegados e policiais, modificando tabelas, destravando as carreiras e melhorando as promoções e progressões funcionais. A mudança traz garantias e sustentabilidade às carreiras.

Nesse cenário, o projeto de lei cria uma quarta classe para a carreira de Delegado da Polícia Civil, que terá um total de cinco classes: especial, primeira, segunda, terceira e quarta.

O tempo de interstício para que os delegados sejam promovidos será de seis anos da 4ª para a 3ª classe; de 5 anos da 3ª para a 2ª classe; de 5 anos da 2ª para a primeira classe; e de 5 anos da 1ª para a classe especial.

Já as carreiras de agente de Polícia Judiciária, perito Oficial Forense, perito Papiloscopista e agente de Polícia Científica passam a se desdobrar em quatro classes (terceira, segunda, primeira e especial) e sete referências para fins de promoção funcional. Para os agentes e peritos, o tempo de interstício será de quatro anos.

Além disso, o projeto de lei cria um sétimo nível de progressão funcional para todas as carreiras da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, viabilizando o aumento da remuneração ao longo de toda a vida funcional do servidor.

Para as novas regras valerem, os deputados precisam aprovar o projeto ainda neste ano. Pela projeção da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), as novas regras devem valer a partir de 1º de janeiro de 2022.

(Com informações do Governo do Estado)

Veja Também

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

Show reúne bandas para arrecadar fundos para transferência de esportista

Ministério libera pagamento do aparelho de radioterapia para Hospital de Câncer

Lula sanciona lei que proíbe uso de animais em testes cosméticos

AddThis Website Tools