Rede Sesc de Leituras traz rapper Preto Tipuá a Campo Grande
Ação é gratuita e ocorrerá no dia 4 de Setembro no Sesc Teatro Prosa
| Redação
No dia 04 de setembro, quarta-feira, às 19 horas, o Sesc Teatro Prosa recebe Circuito de Oralidades circuito do projeto nacional Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras com o artista Preto Tipuá, que é rapper, compositor, poeta e roteirista, natural de Amarante – cidade quilombola no Piauí. A ação é gratuita e tem classificação livre.
O rapper se apresenta com a performance poética: “Resquícios da Maafa”, que aborda narrativas com relatos de vivências, vontades existentes e fictícias de uma pessoa preta que vive na diáspora neste país.
Preto Tipuá (PTÁ) é também compositor, performer, estilista, roteirista e CEO da Ọba - Moda Afro. Tem 27 anos, e é fortemente influenciado pela música negra, sobretudo pelo Samba, Soul, Reggae, Funk, SKA e RAP, que era natural dentro da sua família, juntamente com a antiga discoteca (Mega Hits) do seu tio Vildomar e seu ex-padrasto, o MC Franklin Retrato da Favela (1984 – 2020).
Nos palcos é conhecido pela sagacidade, performance e figurinos marcantes, por flertar com a moda, o artista não se limita aos padrões de vestimentas da maioria dos rappers.
Nas plataformas digitais o artista possui o EP 'Autoestima Preta' (2018-2020), o ep collab 'Pra Dar e Vender' (2020), os singles 'Djeliba' (2021) e 'Apogeu' (2022), três atos do seu álbum Sinais em Grades (2022, 2023) e o álbum OPUSV.
Já participou de festivais como Dope Festival, Piauí Pop, Festival Kebrada, Festival Arte da Palavra – FARPA, Circuito Arte da Palavra, Sarau Territórios Diversos, Festival Afrofuturismo, Bang Festival D' Artes Negras, Mostra Piranhão, Baile da Kebrada, dentre outros, assim passando por cidades como Amarante, Floriano, Palmeirais, Jaicós, Campo Maior, Teresina, São Luís (MA), Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Uberlãndia (MG), Goiana e Surubim (PE).
No início de 2024 o artista realizou a 1ª Performance de Arte e Moda Afrofuturista - Obras Póstumas de Um Sentimento Vivo, um evento que abarcou moda, dança, música e cenografia sustentável. A obra uniu 4 marcas de afro-empreendedorismo Oba - Moda Afro, Ancestras, Afro Sol e Scarab Acessórios.
Sobre o Arte da Palavra - Composto por três frentes: Circuito dos Autores, Circuito de Oralidades e Circuito de Criação Literária, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um projeto de circulação literária que percorre todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e promover o intercâmbio e a divulgação de autores e artistas.
Serão cerca de 500 atividades, com a participação de 51 escritores e artistas. Bate-papos, oficinas, narração de histórias e performances poéticas estão entre as atrações da programação, que se estende até dezembro e alcança mais de 100 cidades.
Veja Também
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas