Rede Hemosul realiza ações em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue
Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Rede Hemosul MS, promove a campanha ‘Junho Vermelho’
Nesta quarta-feira, dia 14, data em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, a Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul realiza diversas ações no Estado com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de dispor de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões, além de destacar a importância dos doadores de sangue voluntários aos sistemas nacionais de saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Rede Hemosul MS, promove a campanha ‘Junho Vermelho’.
Para que o acesso ao sangue para todos que necessitam de uma transfusão seja assegurado é necessário garantir que os voluntários façam a doação de sangue regularmente. Um programa de doação de sangue com a participação da população é fundamental para atender a necessidade de transfusões de sangue em tempos de paz, bem como em situações de emergência ou desastres que causem aumento súbito na demanda de sangue, ou quando o funcionamento normal dos serviços de hematologia é afetado.
O tema “Uma gota para você, um oceano para quem recebe – Doar sangue salva vidas” foi o escolhido pelo Hemosul, para celebrar o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
Ações
No Hemosul Coordenador, em Campo Grande, os doadores serão recebidos pelo mascote ‘Zé Sanguinho’ e pela Tortuguita. Além dos mascotes, os voluntários serão presenteados com mimos, lanche e decoração especiais.
Os doadores que comparecerem às unidades do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e da Santa Casa também receberão os mimos. O Hemosul contou com o apoio da Unimed, Sicredi, Sabin, Suco Prats, Empório Green Souk, Arcoor e Comper.
No município de Dourados o supermercado Lev Max firmou uma parceria com o Hemosul local que disponibilizou algumas bolsas para a realização de uma ação. Na ocasião, as bolsas disponibilizadas pelo hemocentro são preenchidas com sangue falso – feito com a mistura de groselha, água e corante preto – e identificadas com um adesivo informativo, alusivo ao ‘Junho Vermelho’. A ação será realizada no decorrer do mês de junho, alternando os dias em que as bolsas serão expostas.
Para a assistente social do Hemosul de Dourados, Marcia Regina Pereira Furtado, esse tipo de ação colabora muito no que diz respeito a captação de novos doadores voluntários. “Com essa ação que o Lev Max está fazendo nos ajuda muito na questão do aumento das doações de sangue, porque as pessoas terão aquele impacto na hora que observarem a bolsa de sangue com o recado que o sangue não se compra ou não se fabrica. É somente através de doação que o paciente consegue receber uma transfusão”, assegura.
Além disso, o Hemosul de Dourados também irá receber seus doadores e um grupo com 20 pessoas do município de Caarapó que realizaram agendamento para a doação de sangue com um 'Arraiá'.
O hemocentro de Ponta Porã também fará um ‘Arraiá’ e na unidade de Três Lagoas terá a distribuição de pipoca e lanche especial a todos os doadores voluntários que comparecerem.
Já em Corumbá, a coleta acontece na quinta-feira, dia 15, dia em que dará início às coletas semanais no município que, a princípio, serão agendadas. Esse é um passo importante para Corumbá que voltará a realizar coletas semanais, em dia específico, para melhor atender a população.
Nesta sexta-feira, dia 16, será realizada uma ação simultânea no Estado. Na Capital, a partir das 14h, representantes do Hemosul ministrarão palestras sobre doação de sangue e orientações aos servidores e ao público em geral na Fundação do Trabalho (Funtrab), localizada na Rua 13 de maio, 2.773, Centro. Já nas Casas do Trabalhador de Coxim, Ponta Porã, Paranaíba, Três Lagoas, Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana, o evento começa a partir das oito horas. Não haverá interrupção do atendimento das agências.
Doação
Para doar sangue é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal, pesar 51kg ou mais e estar bem alimentado para realizar a doação.
Não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade então, faça a sua parte. Procure o hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Doar sangue salva vidas.
Veja Também
Sul-mato-grossenses podem concorrer a 10 mil bolsas para aprender programação
Câmara de Campo Grande define emendas federais com bancada de MS
Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros
Sem aposta ganhadora, Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões nesta terça-feira