Queremos retomar demarcações em MS, diz ministra dos Povos Indígenas
Sônia Guajajara visitou área de confronto entre guaranis kaiowás e fazendeiros nesta terça-feira

A ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara visitou a área de confronto entre guaranis kaiowás e fazendeiros, em Douradina (MS), nesta terça-feira (6). A disputa por terras já deixou feridos na região. Em sua rede social, a ministra lembrou que a terra visitada nesta terça-feira foi alvo de ataques no último fim de semana, com ao menos nove indígenas feridos.
"Estamos trabalhando para que os processos demarcatórios em Mato Grosso do Sul e em todos os estados brasileiros sejam retomados. Não é possível que os indígenas continuem sofrendo com tamanha violência em meio a esses conflitos, com o risco de perderem a própria vida. Queremos garantir a segurança dos povos nos seus territórios", postou.
Conforme a ministra Sônia Guajajara, o objetivo da equipe do ministério é destravar o processo da área, que chegou a ser delimitada pela Funai em 2011, com base em relatório técnico finalizado e publicado pela fundação.
Porém, o processo foi paralisado por uma decisão judicial, a qual está sendo analisada pela equipe de Sônia Guajajara.
Atualmente, homens da Força Nacional fazem a segurança no local. Os representantes do governo federal planejam aumentar o efetivo para evitar novos conflitos na região. A quantidade de viaturas também deverá aumentar.
Veja Também
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX
Atuação do MPMS obriga Campo Grande a criar Plano Anual de Limpeza
Praça Ary Coelho tem Casa do Papai Noel e muitas luzes; veja fotos