Geral

'Quem ama protege' realiza encontro sobre combate a maus-tratos infantis

Curso realizou terceiro encontro na última segunda-feira dia 21

|
Redação
(Foto: Reprodução TJMS)

O curso "Quem ama protege", lançado em maio pela Vara Especializada em Crimes Contra a Criança e o Adolescente (VECA), realizou o terceiro encontro da sua segunda edição na última segunda-feira, 21 de outubro, com a participação de 20 pessoas. A iniciativa busca capacitar familiares de vítimas de maus-tratos, oferecendo orientação e recursos para romper o ciclo de violência.

A ação é coordenada pelo juiz Jorge Tadashi Kuramoto, junto com a psicóloga Denise de Fátima do Amaral Teixeira, idealizadora do projeto, e conta com o apoio do juiz titular Robson Celeste Candeloro. Os agressores envolvidos em processos na VECA participam do curso mediante a suspensão condicional do processo, conforme previsto na Lei nº 9.099/1995.

Os encontros discutem temas como a Lei Henry Borel (Lei nº 14.344/2022), medidas protetivas, tipos de violência e desenvolvimento infantil, além de atividades que visam fomentar a reflexão e mudanças comportamentais. Denise Teixeira destaca que o aumento do número de participantes reflete o crescimento de casos de violação de direitos, e que o projeto busca prevenir reincidências e criar relações mais seguras.

O curso faz parte do projeto "Práticas de Intervenção: Ressignificando as relações familiares nos processos da VECA", aprovado pelo presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Sérgio Fernandes Martins. Caso continue gerando resultados positivos, a iniciativa poderá ser replicada em outras comarcas do estado.

Veja Também

Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP

Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família

Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas

Projeto cria política nacional de proteção de rios