Geral

Publicada resolução que aprova Regimento do Fórum de Mudanças Climáticas

Fórum terá a missão de debater políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas

|
Redação
(Foto: Wagner Guimarães / Arquivo ALEMS)

Foi publicada nesta terça-feira (1) no Diário Oficial do Estado a Resolução Semadesc 67 de 2024, que aprova o Regimento Interno do Fórum Sul-Mato-Grossense de Mudanças Climáticas. Entre as determinações, destaca-se que uma das 20 cadeiras destinadas ao poder público será ocupada por um representante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a ser escolhido em plenário.

O Fórum terá caráter participativo e representativo, com a missão de debater os impactos das mudanças climáticas e colaborar na formulação de políticas públicas com a participação social. O grupo de trabalho será responsável por promover ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, apoiar pesquisas e estudos, além de propor medidas para estimular padrões sustentáveis de produção e consumo.

A estrutura do Fórum contará com um Conselho Deliberativo, presidido por um presidente e vice-presidente, além de quatro membros notáveis indicados pelo Governo do Estado. Também haverá uma Secretaria Executiva, a Plenária, um Comitê Técnico-científico e Câmaras Técnicas. Serão 20 membros do poder público, 20 da sociedade civil organizada, 10 de universidades, 6 das Embrapas, 2 da Fundação MS de Pesquisa e Difusão Tecnológica e 2 da Fundect.

O Governo do Estado tem como meta tornar o território de Mato Grosso do Sul neutro em carbono até 2030, e a ativação do Fórum busca identificar as potencialidades e vulnerabilidades dos 79 municípios do Estado, além de contribuir para o cumprimento dessas metas.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande