Geral

Psicóloga explica: por que todo mundo torce durante os jogos?

Brasil tem aspectos peculiares quando se trata da competição e de futebol

|
Redação
(Foto: Freepik)

A cada quatro anos a cena se repete: amigos, familiares e colegas de trabalho – até mesmo aqueles que não gostam muito de futebol - se reúnem para torcer durante o torneio mundial de futebol. Segundo o estudo “Quem Torce Também Joga”, da agência de pesquisa de comportamento Apoema, 62% dos brasileiros vão torcer ou acompanhar os jogos da seleção brasileira, enquanto 71% dizem acreditar que nosso País será o campeão da competição. Mas afinal de contas, por que temos a tendência a seguir o comportamento de “manada” e torcer também?

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Flavia Farias, explica que o Brasil tem aspectos peculiares quando se trata da competição e de futebol.

“O Brasil é conhecido como o país do futebol, é uma relação de amor com o esporte, e um bom momento para trazer novamente o sentimento de união no povo brasileiro. Neste cenário, momentos e histórias são vivenciados com as pessoas que amamos, gerando conexão.  Amigos e familiares se unem para torcer por algo em comum pelo qual se identificam, sensação de pertencimento, além do aspecto social”, pontua. 

Mas não é apenas durante o campeonato mundial de futebol que esse comportamento se repete, em maior ou menor intensidade. Outros eventos importantes como as Olimpíadas e datas comemorativas como o Carnaval, Páscoa, Natal, Ano-Novo e até datas comerciais como a Black Friday movimentam as pessoas.

Em comum, todas elas têm características como atividades e rotinas realizadas coletivamente, além de aspectos emocionais. São datas que costumam nos fazer relembrar momentos e pessoas importantes do passado: um parente que gostava de acompanhar os jogos, um amigo que decorava a casa para torcer, reuniões em família, entre outras situações que podem despertar o desejo de comemorar em grupo com quem temos afinidades.

O comportamento de torcer pode ser comparado, ainda, à tendência que temos em assistir filmes, séries e ler livros que amigos e conhecidos também estão consumindo, por exemplo.  Segundo a especialista é uma forma de pertencer a um grupo social. 

Copa de 2022 - A competição deste ano iniciou no Catar em 20 de novembro, país árabe de pouco mais de 2,8 milhões de habitantes localizado no continente asiático. O torneio terá investimentos de cerca de U$$ 200 bilhões, para construção de estádios, centros de treinamento e obras de infraestrutura como estações de metrô, tudo para receber estimados 1,2 milhão de turistas vindos de diversos países para assistir os jogos.

O evento deve ainda movimentar, além das redes dos campos de futebol, a economia brasileira: a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que os setores de comércio e serviços terão um incremento de R$ 1,48 bilhão em vendas, 7,9% a mais em comparação com a última competição, realizada em 2018.

Veja Também

Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória

Lula sanciona lei para combater turismo sexual no Brasil

Pescadores são autuados por pesca predatória no Rio Aquidauana

Queda no desemprego em 2024 é consistente, diz coordenadora do IBGE