Diário Digital
 
Geral

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Inscrições para o Exame começam no próximo dia 27 e vão até 7 de Junho

|
Agência Brasil
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de Novembro, e o gabarito oficial será publicado no dia 20 do mesmo mês. É esperado que os resultados oficiais sejam divulgados em 13 de Janeiro de 2025

As inscrições começam no dia 27 de maio e seguem até o dia 07 de junho, e podem ser feitas pelo . A taxa de inscrição custa R$ 85,00 e deve ser paga de 27 de maio até o dia 12 de junho. Solicitações para atendimento especializado e tratamento por nome social deverão ser apresentados até dia 07 de junho.

O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será publicado no dia 17 de junho, quando inicia o período para apresentação dos recursos, e irá até o dia 21. O resultado final, em resposta aos pedidos, está programado para o dia 27 de junho.

Informações necessárias e adicionais serão disponibilizadas na Página do Participante, tal qual o Cartão de Confirmação da Inscrição, que terá data ainda a ser divulgada. O cartão informa o número de inscrição, a data, hora e o local do exame, o cartão também informa a opção de lingua estrangeira e as indicações para atendimento especializado.

Confira aqui o edital do ENEM 2024.

Cronograma

Inscrições: 27 de Maio a 07 de Junho

Solicitações por atendimento especial: Até 07 de Junho.

resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de Junho

Pagamento da taxa de inscrição: 27 de Maio a 12 de Junho

aplicação das provas: 03 e 10 de Novembro

Gabarito oficial: 20 de Novembro

Resultado oficial: 13 de Janeiro de 2025

Provas

O edital esclarece que a prova será constituída por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltiplas escolhas, e também contará com uma redação em língua portuguesa.

No exame, são avaliados quatro áreas do conhecimento. A primeira, de linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, tem como componentes curriculares língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. A segunda área de conhecimento a ser avaliada é Ciências humanas e suas tecnologias, que abrange os componentes curriculares as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Estas, serão aplicadas no primeiro dia de prova.

No segundo dia, a terceira área a ser avaliada é a de ciências da natureza, na qual é cobrado conteúdos de química, física e biologia. A quarta área de conhecimento é a matemática.

No primeiro dia de exame, os candidatos terão cinco horas e trinta minutos para realizar a prova. Já no segundo dia, a aplicação diminui para cinco horas de duração.

 

Veja Também

Funcionário de fazenda é preso após roubar mais de 40 cabeças de gado

Hospital Cassems realiza 1ª cirurgia robótica do aparelho digestivo de MS

Judiciário de MS lança projeto de educação financeira para estudantes

Prefeito de Dourados anuncia sistema inédito para aprovação de projetos