Geral

Proposta institui concurso e fortalece na identidade cultural indígena

Concurso "Miss e Mister Indígena" tem suas raízes na cultura da RID, sendo uma importante celebração da diversidade e da tradição dos povos de MS

|
Da redação
(Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 131/2024, de autoria da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), que inclui o concurso “Miss e Mister Indígena” no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. 
 

Conforme a matéria, o concurso "Miss e Mister Indígena" tem suas raízes na cultura indígena da Reserva Indígena de Dourados (RID), sendo uma importante celebração da diversidade e da tradição dos povos do Mato Grosso do Sul. O texto menciona que o evento começou como um seminário para tratar de temas relevantes dos povos originários, culminando na escolha de representantes da beleza indígena. Desde então, tem se expandido e ganhando destaque, se consolidando como uma tradição anual que enaltece a beleza, a cultura e a história dos povos indígenas da região.
“O evento é uma plataforma para a promoção da identidade cultural indígena, destacando tradições, vestimentas, danças e a língua materna dos povos participantes. Além disso, tem servido como um meio de empoderamento para jovens indígenas, incentivando a autoestima e a valorização de suas raízes culturais”, ressaltou a deputada. 
 

De acordo com a justificativa do projeto, o mês de Abril foi escolhido para a realização da competição devido à celebração do Dia dos Povos Indígenas no dia 19 de abril. "Este reconhecimento contribuirá para a continuidade e expansão do evento, promovendo o turismo cultural e a diversidade étnica do Estado", finalizou Lia Nogueira. 

Com informações: Agência ALEMS

Veja Também

Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito

Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população

Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025

Tribunal de Justiça de MS cumpre mais de 238 mil mandados na Capital