Geral

Proposta inclui diagnóstico de TEA no Atendimento Multiprofissional

Projeto de Lei visa ampliar a atenção às necessidades de saúde de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

|
Redação
(Foto: Reprodução Gov.Br)

O deputado Neno Razuk (PL) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 253/2024, que altera a Lei Estadual 5.842, de 24 de março de 2022, a qual estabelece diretrizes para o atendimento multiprofissional a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado. O projeto está em tramitação e segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A proposta visa ampliar a atenção integral às necessidades de saúde das pessoas com TEA, incorporando o incentivo ao diagnóstico tardio em adultos e idosos. A intenção é facilitar o acesso ao tratamento, medicamentos e nutrientes, quando necessários, além de melhorar a compreensão sobre o transtorno em diferentes faixas etárias.

O deputado Neno Razuk explicou a importância do diagnóstico tardio do TEA em adultos e idosos, ressaltando que esse diagnóstico pode revelar capacidades antes não identificadas, possibilitando que essas pessoas expressem todo o seu potencial. Ele também destacou que o diagnóstico contribui para o autoconhecimento e inclusão social, promovendo um melhor entendimento das limitações individuais e o acesso aos direitos garantidos por lei.

Veja Também

Bancos voltam a funcionar normalmente hoje

Páginas de Liberdade: Parceria entre Agepen e universidades permitem que detentos troquem tempo ocioso por conhecimento

MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde

Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS