Geral

Proposta determina inclusão de informações sobre diabetes no censo demográfico

Para autor, Dr. Zacharias Calil, a doença é uma questões mais graves que o país enfrenta

|
Agência Câmara
(Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil)

O Projeto de Lei 2501/22 determina que o censo demográfico incluirá informações para subsidiar políticas públicas voltadas às pessoas com diabetes. O texto em análise na Câmara dos Deputados acrescenta artigo à Lei 13.895/19 ,que cria a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética.

Autor da proposta, o deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) observou que mais de 15,7 milhões de adultos tinham diabetes em 2021, quando foram registradas mais de 200 mil mortes relacionadas à doença no País, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes.

“O diabetes constitui uma das questões de saúde pública mais graves ora enfrentadas, o que justifica a coleta de informações nos censos demográficos, com o intuito de subsidiar políticas relacionadas à sua prevenção, diagnóstico e tratamento”, sustentou o parlamentar.

Tramitação - A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Com informações de Agência Câmara de Notícias)

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande