Geral

Proposta de destinação de recursos de loteria para combate à violência

Projeto de Lei 40/2025 sugere que 10% da arrecadação de loteria seja direcionada a ações de prevenção à violência contra mulheres, crianças e adolescentes em MS

|
Redação
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Projeto de Lei 40/2025, protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), propõe que pelo menos 10% dos recursos oriundos da exploração do serviço de loteria estadual, incluindo prêmios não reclamados, sejam destinados a ações de enfrentamento da violência contra mulheres, crianças e adolescentes. A proposta altera a Lei 5.720/2021, que regulamenta o serviço público de loteria no estado, e visa garantir recursos específicos para a prevenção e combate à violência de gênero e violência contra menores.

Na justificativa, o deputado enfatiza a necessidade de recursos garantidos por lei para ações de prevenção e enfrentamento, destacando a importância de iniciativas como a ampliação das delegacias especializadas, a implantação de Salas Lilás em todos os municípios e a criação de programas de atendimento humanizado às vítimas.

O deputado também cita dados alarmantes sobre a violência contra as mulheres em Mato Grosso do Sul. Em 2024, foram registrados 35 casos de feminicídio e 87 tentativas, com números que, segundo Corrêa, refletem a gravidade do problema. Neste ano, o estado já registra quatro feminicídios.

O projeto será apresentado na sessão desta terça-feira (25), passará por período de pauta para possíveis emendas e, após análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), será votado nas comissões de mérito e em plenário. A proposta visa garantir uma maior segurança e proteção para as vítimas de violência no estado.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande