Proposta autoriza criação de Programa de Compras da Agricultura Familiar
Proposta neste sentido foi apresentada nesta quarta-feira (2) pelo deputado Zeca do PT
Mato Grosso do Sul poderá ter um programa de incentivo ao comércio de produtos da agricultura familiar. Proposta neste sentido foi apresentada nesta quarta-feira (2) pelo deputado Zeca do PT na sessão plenária da Assembleia Legislativa. O Estado tem cerca de 70 mil famílias produzindo nos polos de agricultura familiar e que destinaram, no ano passado, 2,4 mil toneladas de produtos apenas às Centrais de Abastecimento (Ceasa/MS).
O Projeto de Lei 223/2023 autoriza o Poder Executivo Estadual a criar o Programa Estadual de Compras Institucionais da Agricultura Familiar (PECIAF). O objetivo, de acordo com a proposição, é estimular a aquisição de produtos da agricultura familiar, de suas associações e cooperativas. Para realização desse objetivo, a proposta prevê duas modalidades: compra institucional, com a aplicação de, no mínimo, 30% dos recursos destinados à aquisição de alimentos; e compra com doação simultânea.
Na justificativa da proposta, o deputado enfatiza que Mato Grosso do Sul tem grandes polos de agricultura familiar, que englobam municípios de todas as regiões do Estado, com cerca de 70 mil famílias. Dados da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), mencionados pelo parlamentar, mostram que os agricultores familiares destinaram à Ceasa/MS, apenas no ano passado, 2,4 mil toneladas de alimentos.
O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer quanto à constitucionalidade e outros aspectos legais for favorável, a proposta continua tramitando com análises e votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.
Veja Também
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde
Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP