Promotoria de Deodápolis fiscaliza ações sobre "Lixão de Glória de Dourados"
Investigação apura irregularidades na destinação de resíduos e pode levar a medidas judiciais

A Promotoria de Justiça de Deodápolis abriu um procedimento administrativo para fiscalizar as ações do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia (CIDECO) em relação à recuperação ambiental e à destinação correta de resíduos na área conhecida como "Lixão de Glória de Dourados".
A investigação foi motivada por uma denúncia recebida em junho de 2024, apontando que resíduos de diversos tipos estariam sendo despejados de forma irregular no local. O material anexado à denúncia inclui imagens que demonstram a prática, supostamente realizada pela Prefeitura de Vicentina, que estaria inadimplente com a empresa responsável pelo serviço de recolhimento e tratamento de resíduos, contratada pelo CIDECO.
A Promotoria solicitou ao CIDECO que, no prazo de 15 dias, apresente informações detalhadas sobre a coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos nos municípios que integram o consórcio. Também foram comunicadas as Prefeituras envolvidas, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e a Polícia Militar Ambiental.
Se forem comprovadas irregularidades, o procedimento pode resultar na abertura de um inquérito civil, com possibilidade de medidas judiciais.
Veja Também
Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado