Projetos da Águas Guariroba são destaques em seminário
Evento reconhece empresas do setor que se destacam pela boa gestão em saneamento


Campo Grande está sendo sede do 25º Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), evento considerado o “Oscar do Saneamento”, que tem como objetivo reconhecer as empresas do setor que se destacam pela boa gestão dos serviços de saneamento, e boas práticas para o desenvolvimento do saneamento ambiental. Realizado no Ondara Buffet, o evento segue até esta quarta-feira (30) e está dividido em dois momentos: Seminário de Benchmarking PNQS 2022 e a Cerimônia de Premiação do PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento.
Sendo um dos destaques do seminário, a Águas Guariroba, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Campo Grande, apresentou três cases de ações desenvolvidas pela concessionária no âmbito de Plano Operacional de Abastecimento, Monitoramento de Bacias e Planejamento Sustentável. Para o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim, a participação no PNQS é o reconhecimento das ações em, destacando os resultados de cada projeto desenvolvido pelas equipes técnicas concessionária.
“É uma honra para a concessionária ter os seus projetos apresentados em um evento considerado o Oscar do Saneamento. A apresentação dos cases é uma demonstração dos principais investimentos que a empresa vem realizando, sempre buscando a melhoria das ações de saneamento. É o reconhecimento das ações desenvolvidas através de diversos setores, desde meio ambiente, controle operacional e monitoramento.”, explica Gabriel.
Com o case “Plano Operacional de Controle e Abastecimento Contínuo”, o coordenador de operações da Aegea R1 e Águas Guariroba, Yago de Oliveira Martins, apresentou as tecnologias utilizadas pela concessionária no planejamento de ações de enfretamento a estiagem e o desempenho da empresa em investir em projetos que garantam os serviços de abastecimento de água para a população.
“Trouxemos um plano de trabalho da Águas Guariroba onde desempenhamos desde o planejamento do recurso hídrico, a distribuição e projeção para o futuro do abastecimento de água como um todo para a cidade. Trazer para o PNQS este projeto é fazer parte de um trabalho importante, por ser um fomentador de ideias, iniciativas e movimento dentro das empresas trazendo inovações e investimento em tecnologias”, destaca Yago.
Com o case “Lodo Sustentável”, a gerente de operações de tratamento de água e esgoto da Águas Guariroba, Marjuli Morishigue, apresentou os resultados obtidos pelo projeto que reutiliza o lodo residual do processo de tratamento de esgoto nas estações de tratamento para recuperação de florestas em áreas degradas. O projeto é mais uma ação da Águas Guariroba voltada ao desenvolvimento do meio ambiente de forma sustentável.
“Iniciamos em 2019 sempre buscando melhorias para cada vez mais atingir a recuperação de áreas degradada. Utilizamos o lodo em nossos viveiros e nas áreas de proteção ambiental. Tem os nutrientes necessários para a planta, como o fósforo, potássio, cálcio para que ela possa crescer. Conseguimos recuperar mais de 35% de área degradada um resultado além do esperado. Isso contribui para a nova metodologia de carbono neutro, reduzindo a produção de gases do efeito estufa.”, explica Marjuli.
Veja Também
Monumento dos três tuiuiús passa por revitalização em Campo Grande
Suzano abre vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Projeto inclui mães atípicas no Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora
Prefeitura inaugura Arenas Esportivas e Praça em quatro regiões urbanas