Geral

Projeto torna linguagem jurídica mais acessível às vítimas de violência

Iniciativa do TJMS facilita a compreensão de documentos em processos de violência doméstica

|
Redação
(Foto: Divulgação)
O Tribunal de Justiça de MS, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, está desenvolvendo o projeto 'Direito Simplificado', cujo objetivo é tornar a linguagem jurídica mais acessível e de fácil compreensão às mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa foi idealizada pela juíza Adriana Lampert, da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campo Grande, tendo como coautora a Desa. Jaceguara Dantas, responsável pela Coordenadoria da Mulher.
 
O projeto está em desenvolvimento de forma integrada e colaborativa com equipes de outras áreas do TJMS, como Secretaria de Comunicação, Secretaria de Tecnologia da Informação e Assessoria de Planejamento. Todos esses setores estiveram reunidos na última sexta-feira para um alinhamento estratégico para o projeto, definindo assim os próximos passos para concluí-lo da forma mais eficaz possível.
 
Para alcançar esses objetivos, o projeto Direito Simplificado vale-se do “Visual Law”, uma abordagem que utiliza recursos visuais para transmitir informações jurídicas de forma clara e compreensível. Esses recursos podem incluir gráficos, tabelas, infográficos, mapas mentais e outros elementos visuais. Sua função é transformar documentos jurídicos complexos e densos em algo mais atraente e fácil de entender. Dessa forma, o Visual Law torna a comunicação mais eficiente, reduzindo o tempo e o esforço necessários para compreender informações jurídicas, o que é de extrema valia em casos de violência doméstica.
 
Outra inovação trazida pelo projeto Direito Simplificado é a utilização, desde sua criação, do recurso “Project para a Web”. Referida ferramenta oferece recursos de gerenciamento de trabalho simples e poderosos que podem ser usados por gerentes de projeto e membros da equipe para planejar e gerenciar o trabalho de qualquer tamanho. Embora o TJMS já fizesse uso dessa ferramenta em outros projetos, o Direito Simplificado é o seu primeiro planejado e executado de forma colaborativa e interfuncional dentro da ferramenta e também o primeiro a se valer de todas as etapas de ciclo de vida de um projeto oferecidos pelo “Project para a Web”.
 
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul reafirma, assim, seu compromisso no combate à violência doméstica. Ao enxergar a importância de uma sociedade livre de violência de gênero, a Corte sul-mato-grossense segue empenhada em proporcionar justiça e proteção às vítimas, reforçando seu papel fundamental na construção de um futuro mais seguro e igualitário para todos.
 
(Fonte:  Assessoria de imprensa do TJMS)

Veja Também

Nova lei amplia condição de segurado especial para cooperados rurais

Capital abrirá temporada 2025 de exposição nacional de videogames

Durante passeio de bicicleta, advogada cai e sofre TCE e amigos realizam rifa solidária

Receita paga hoje lote da malha fina do Imposto de Renda