Geral

Projeto social tem transformado a vida de adolescentes atráves da Música Popular Brasileira

Formado em musica e artes, Regiss aprendeu dentro de casa o poder transformador da música

|
Ian Netto
o projeto dá aula de banjo (Imagem: Luciano Muta)

Projeto social tem mudado a vida de adolescentes com música popular brasileira. Iniciado há mais de 10 anos, o projeto "Música Popular Brasileira nas Escolas", do professor Regiss Azevedo, tem transformado a vida de alunos de escolas estaduais através da arte. Formado em musica e artes, o Regiss aprendeu dentro de casa o poder transformador da música.

"Meu pai era músico de ouvido, afinava os instrumentos e pedia para eu afinar ouvindo o telefone de fio, ele ouvia de longe e falava "regis isso esta errado ai" conta o músico. Incentivado pela família Regis iniciou a faculdade de música já pensando em lecionar, com paixão pela música, sabia que isso não podia parar em si. "É gratificante quando o pai de algum aluno liga, manda mensagem agradecendo, falando que o comportamento do filho mudou, que acalmou. A musica ajuda e muito, nas notas da escola, tem aluno meu que passou em segundo lugar na federal, é de estufar as costas de orgulho" relata Regiss.

O amor pela música, vem também pelo saudoso Anderson do grupo Molejo que faleceu nesta sexta-feira (26), vítima de um câncer. O projeto já atendeu mais de 700 adolescentes e ajudou na formação social desses jovens que foram impactados com o poder transformador da música. O projeto disponibiliza aulas de violão, cavaquinho, banjo e canto, mas há promessas de expandir.

"Há ideia  é que o projeto abranja bem mais que os alunos, mas a família, o pai, o tio, a mãe, porque tem procura, eles também querem fazer parte, querem saber o que tem mudado a vida dos filhos e com isso colocar outros instrumentos, para eles aprenderem a tocar uma banda inteira" conta Régiss.

Atualmente o projeto está presente em duas escolas estaduais. Com uma alta demanda de alunos nas duas instituições, Regis relata a felicidade dos alunos com as aulas de música. "Quando os alunos me veem chegando com os instrumentos amarrados nas costas, com microfone na mão, nossa... é a felicidade deles" relata Regiss. Além do conhecimento com a música, o projeto ajuda no convívio entre os alunos e no desenvolvimento individual de cada aluno.

Regis e o banjo (Imagem: Luciano Muta) 

"O resultado do projeto é a parte social, a questão de trabalhar, perder o medo do palco, o convívio dele na escola, com a família, questão dos alunos é excelente, eles aprendem muito mais com a música" conta.

Para arrecadar fundos para comprar de instrumentos, Regis realiza o "Baile do Regiss" que conta com a participação de alunos durante o evento, se apresentando e colocando em prática tudo que é ensinado nas aulas. O evento foi criado voltado para arrecadar fundos para o investimento no projeto, antes disso, todo custo era retirado do bolso de Regiss e família. A próximo evento já tem data marcada, deve ocorrer no dia 09 de Junho. 

 

Veja Também

Lei da Anistia: prazo para pedir regularização termina no dia 31

Desastres climáticos aumentaram 250% nos últimos quatro anos no País

Nova lei amplia condição de segurado especial para cooperados rurais

Capital abrirá temporada 2025 de exposição nacional de videogames