Diário Digital
 
Geral

Projeto "Resquícios do Tempo” promove palestra inclusiva

Apresentação de duas palestras acontece na tarde desta sexta-feira (12) às 14 horas

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação / Assessoria)

A artista Sara Welter, mais conhecida como Syunoi, continua seu trabalho de resgate e valorização da memória histórica da Capital com o projeto "Resquícios do Tempo: Redescobrindo Campo Grande". Nesta sexta-feira, 12 de julho, a partir das 14h, a artista conduzirá duas palestras na Instituição Juliano Varela, que fica na Avenida Fábio Zahran, 6513. Direcionado aos alunos e educadores, o encontro tem como foco destacar a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

O projeto "Resquícios do Tempo: Redescobrindo Campo Grande" é uma iniciativa que visa educar e conscientizar a sociedade sobre a história e o patrimônio de Campo Grande a partir da elaboração de uma cartilha ilustrativa.

Em formato de fanzine, a cartilha traz textos que remontam a história de 10 locais históricos da Capital, sendo que alguns exemplares desta publicação foram impressos em braile para atender pessoas com pouca ou nenhuma visão. "Assim como as palestras, o foco aqui é a inclusão social. E as cartilhas em braille são fundamentais para garantir que todos tenham acesso à nossa história e possam sentir-se parte dela," destaca Syunoi.

A palestra é a continuidade das ações do projeto, que já realizou três oficinas em escolas públicas, que contou com atividades com colagens, desenhos ao ar livre, lambe-lambe e murais em grupo. “Nas palestras com os alunos, vamos contar com o intérprete de libras, com a cartilha em mãos, os desenhos e, também, com o comparativo de fotos dos lugares, fotos antigas dos lugares, ou seja, haverá uma didática lúdica pensando no público PcD [Pessoas com Deficiência]”.

Redescobrindo Campo Grande - Além das palestras e oficinas, o projeto prevê um curso online para professores e arte educadores, servindo como material de consulta para estudantes do nível fundamental e médio. O curso será gratuito com inscrições pelo Google Forms que ficarão abertas até o dia 25 de julho (quinta-feira).

Considerando a proximidade do aniversário de Campo Grande, 26 de agosto, e a necessidade de promover a preservação da memória e identidade da cidade, que notoriamente tem certa dificuldade em manter sua história e seus patrimônios conservados frente a passagem dos anos e as demandas do mercado, “Resquícios do Tempo” vem como um presente à população.

“A partir do momento que a gente está com um projeto que conta a história de Campo Grande, que conta a história de 10 lugares importantes do município, isso já é um grande presente porque estamos marcando no tempo da cidade a importância de contar a história do lugar e, também, a importância de o cidadão pensar e ver o quão é necessário a preservação desses patrimônios”.

Projeto - A ideia para o "Resquícios do Tempo" surgiu de um projeto pessoal de Syunoi realizado em 2021, que retrata prédios históricos de Campo Grande através de uma série de desenhos. A obra foi selecionada para exposição no Marco (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul) durante o 2º Festival Campão Cultural, inspirando a criação da cartilha para democratizar o acesso a essas informações históricas.

A cartilha tem 16 páginas e fornece informações detalhadas sobre locais históricos como o Edifício José Abrão, Casa Glória, Casarão, Primeira Escola, Igreja São Benedito, Morada dos Baís, Aldeia Marçal de Souza, Árvores Centenárias, Rotunda Ferroviária e Hotel Gaspar.

O projeto Resquícios do Tempo: Redescobrindo Campo Grande conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo, do MinC – Ministério da Cultura, Governo Federal, via edital municipal da Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, instituição vinculada à Prefeitura de Campo Grande.

(Fonte: Assessoria)

 

Veja Também

Páscoa Fantástica no Pátio Central Shopping

Asilo São João Bosco sorteia carro zero para ampliar arrecadação

Divulgado resultado final do MS Supera

Família de músicos regionais pede ajuda para custear tratamento de tio em Portugal