Geral

Projeto reserva 5% de vagas em concursos para vítimas de violência

Medida beneficiará mulheres cadastradas em programas de assistenciais do governo

|
Agência Câmara de Notícias
(Foto: Marcos Santos-USP/Angência Brasil)

O Projeto de Lei 850/24 assegura às mulheres em vítimas de violência doméstica a reserva de 5% das vagas oferecidas em concursos públicos e processos seletivos. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e é inserida a medida na Lei Maria da Penha. 

A medida valerá para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar cadastradas nos programas assistenciais do governo federal, estadual e municipal.  Sendo aplicada nos concursos para contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de interesse público, sempre haverá 20 ou mais vagas. 

Entre tanto, a regra não se aplicará aos processos seletivos que já estiverem em andamento quando a nova lei entrar em vigor. 

“O trabalho desempenha um papel fundamental na vida das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, pois pode representar não apenas fonte de renda e autonomia financeira, mas também meio de fortalecimento da autoestima e independência”, argumenta o deputado Wolmer Araújo (Solidariedade-MA), autor do projeto. 

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande