Geral

Projeto 'Renascer Peixe' tenta impulsionar piscicultura

Serão selecionados dez produtores e inscrições estão abertas

|
Redação
(Foto: Edemir Rodrigues/Governo do MS)

A Prefeitura de Dourados deu início a um projeto para impulsionar a piscicultura como opção para o produtor familiar do município. Idealizado pela Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), o projeto “Renascer Peixe” está com inscrições abertas até o próximo dia 2 de maio para seleção de piscicultores que terão suporte de logística, técnico e subsídio para levar ao mercado o resultado de sua produção.

O projeto financiado pelo Governo do Estado, através do programa Pró-Peixe, surgiu da integração de esforços da Semaf, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) propõe a execução de trabalho de fomento à piscicultura em viveiros escavados. Serão selecionados dez piscicultores segundo os critérios técnicos e sociais especificados no Edital de Chamada, publicado no Diário Oficial do Município.

Os piscicultores selecionados receberão fomento nas formas de subsídio parcial de ração de peixe para um ciclo de produção, apoio logístico, acompanhamento e capacitação técnica. Como contrapartida, caberá aos piscicultores providenciar a aquisição de alevinos de tilápia, reservar local adequado para o armazenamento das rações recebidas, receber os técnicos do “Renascer Peixe” na propriedade, seguir rigorosamente as recomendações técnicas e participar das capacitações propostas ao longo do projeto.

Segundo Ademar Roque Zanatta, secretário de Agricultura Familiar, a iniciativa deve fomentar a produção de peixes em propriedades do município que, apesar do destaque já possui, tem potencial para crescer ainda mais. “Queremos incentivar a cadeia de produção da piscicultura no município e apontar uma opção para produtores que possam ter uma certa estrutura, mas não tem o recurso necessário para iniciar o negócio”, explica.

As inscrições podem ser feitas na Semaf, localizada na rua José Luiz da Silva, 3.350, bairro Terra Roxa. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-7299 ou e-mail semafes@dourados.ms.gov.br.

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116