Projeto propõe programa para combater automedicação em Campo Grande
ntre as ações previstas estão campanhas educativas em escolas, unidades de saúde e espaços públicos, etc


O vereador Marquinhos Trad apresentou o Projeto de Lei nº 11.872/2025, que institui o Programa Municipal de Prevenção e Combate à Automedicação em Campo Grande. A proposta visa conscientizar a população sobre os riscos do uso indiscriminado de medicamentos e fomentar práticas mais seguras e responsáveis.
Entre as ações previstas estão campanhas educativas em escolas, unidades de saúde e espaços públicos; capacitação de profissionais da saúde; distribuição de materiais informativos; instalação de pontos de descarte de medicamentos vencidos ou em desuso; além de atividades online por meio das redes sociais da Prefeitura.
“A automedicação é uma prática comum, mas extremamente perigosa. Pode causar intoxicações, reações adversas, resistência a medicamentos e sobrecarga ao sistema de saúde”, alerta o vereador.
Dados recentes reforçam a urgência da iniciativa. Levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostrou que 61% dos entrevistados se automedicam. Já uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), com o Instituto Datafolha, revelou que 77% dos brasileiros que usaram medicamentos nos últimos seis meses praticam automedicação ao menos uma vez.
A proposta prevê parcerias com farmácias públicas, especialmente do programa Farmácia Popular, e permite a adesão voluntária da rede privada na divulgação das campanhas.
Atualizando a legislação local, o novo projeto busca ampliar e estruturar as ações de forma contínua e coordenada. “A intenção é fortalecer o que já existe e atualizar a legislação para garantir maior efetividade às políticas de saúde pública”, destaca Marquinhos.
O projeto será submetido à análise pelas comissões da casa, e seguirá para posterior aprovação em plenário. Para acompanhar mais ações e novidades do nosso mandato, siga nossas redes sociais e fique por dentro das principais informações.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Câmara da Capital)
Veja Também
Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
