Projeto propõe contagem de prazos em dias úteis em processos tributários
Proposta quer garantir isonomia e segurança jurídica, com exceções para casos específicos

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 32/2025, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União), que propõe a alteração na contagem de prazos em processos administrativos tributários. A medida estabelece que os prazos sejam contabilizados em dias úteis, e não mais em dias corridos, alterando a Lei 2.315/2001, que regula o Processo Administrativo Tributário no Estado.
A proposta prevê exceções, mantendo a contagem em dias corridos para prazos relacionados à restituição de tributos, posse de conselheiros do Tribunal Administrativo Tributário, validade de termos fiscais, conclusão de fiscalizações e revisão de súmulas administrativas.
O parlamentar justifica que a mudança busca isonomia, segurança jurídica e razoabilidade, alinhando o processo administrativo à sistemática já adotada no âmbito judicial.
O projeto agora segue para período de pauta, podendo receber emendas, antes da análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e das votações nas comissões e no plenário.
Veja Também
Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol
Pioneiro na dança do ventre em MS, Studio Nidal Abdul apresenta espetáculo na Capital
Município convoca 77 médicos para reforçar atendimento na Rede de Saúde
Campo Grande empossa 803 conselheiros locais e distritais de saúde