Projeto prevê transporte gratuito em dias de provas do Enem e vestibulares
Gratuidade prevista na proposta é assegurada nas datas em que serão aplicadas as provas presenciais

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibulares poderão contar com transporte coletivo gratuito nos dias das provas. É o que determina o Projeto de Lei 22/2023, protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) pelo deputado Lucas de Lima (PDT).
A gratuidade prevista na proposta é assegurada, exclusivamente, nas datas em que serão aplicadas as provas presenciais. Para ter direito ao benefício, o candidato deverá apresentar o comprovante de inscrição nos exames (Enem ou vestibulares) e documento com foto que permita a sua identificação.
O objetivo do projeto, conforme afirma o deputado Lucas de Lima na justificativa, é “dispor de medidas que possibilitem o acesso da população estudantil à educação superior, e dentre estas o transporte coletivo e essencial”. A gratuidade, ainda segundo o parlamentar, possibilita “o deslocamento dos estudantes, ida e volta, até os respectivos locais de prova, apostando no sucesso acadêmico/profissional dos jovens sul-mato-grossenses”.
A proposta vai ser apresentada nesta quinta-feira, 23 de fevereiro. Depois, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se receber parecer favorável quanto à constitucionalidade, continuará tramitando com votações nas comissões de mérito e no plenário.
Veja Também
Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
Alerta de tempestade neste sábado e domingo em Campo Grande
Município deve apresentar plano para abastecimento de remédios essenciais
Inquérito apura desmatamento, queimadas e erosão em áreas rurais de Bonito