Diário Digital
 
Geral

Projeto mantém alíquota de IPI de produtos da Zona Franca de Manaus

A mudança das alíquotas do imposto dependerá de consulta pública ao setor produtivo da Zona Franca

|
Isabela Duarte
AddThis Website Tools
(Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

O Projeto de Lei 1013/22 determina que os produtos incentivados da Zona Franca de Manaus (ZFM) sejam tributados conforme as alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vigentes em 31 de dezembro de 2021. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, a alteração das alíquotas de IPI dependerá de consulta pública ao setor produtivo da ZFM e de apresentação de estudos demonstrando a ausência de impactos negativos sobre a produção.

O projeto é do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM). O objetivo, segundo ele, é dar segurança jurídica às empresas instaladas na zona franca e evitar que mudanças inesperadas no IPI afetem a atratividade da região, que é baseada em impostos mais baixos em relação aos outros estados.

Ele cita como exemplo o Decreto 11.047/22, que reduziu as alíquotas da maioria dos produtos fabricados no País, e depois foi substituído por outro decreto, que ampliou as reduções. Na opinião de Alberto Neto, a norma retirou o fator de atração do polo industrial de Manaus.

“Medidas como essas, que criam um desajuste nas condições competitivas, devem ser amplamente discutidas e avaliadas em profundidade, de maneira prévia, para não prejudicar a ZFM, nem o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região”, disse o parlamentar.

Tramitação - o projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Com informações de Agência Câmara de Notícias)

Veja Também

Pista na BR-163/MS é liberada antes do prazo previsto

MPMS marca presença no 'MS em Ação' em aldeia indígena de Porto Murtinho

MS constrói Estado Carbono Neutro com políticas de sustentabilidade

Espetáculo “Ponto de Partida” retorna à Capital com duas sessões gratuitas

AddThis Website Tools