Projeto leva robótica a internos da Penitenciária Estadual de Dourados
Iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e ressocialização de pessoas privadas de liberdade

Teve início este mês na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) o projeto 'Despertando Conexões – Workshop de Introdução à Robótica para Privados de Liberdade'. Desenvolvida pelo CEEJA-D (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados) em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e ressocialização de pessoas privadas de liberdade através da educação e tecnologia.
Destinado a internos matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, o projeto busca introduzir os participantes aos conceitos de robótica, desenvolver habilidades práticas em eletrônica e programação, estimular o trabalho em equipe e fomentar a autoconfiança e autoestima.
Além disso, a iniciativa explora possibilidades de empreendedorismo e empregabilidade na área de robótica.
As aulas são divididas em teóricas e práticas, nas quais os alunos aprendem sobre os conceitos básicos de robótica, incluindo história, tipos de robôs, componentes eletrônicos e princípios de programação. Eles têm a oportunidade de montar e programar robôs simples utilizando kits de robótica.
O diretor da PED, Rangel Schveiger, enfatiza a importância da educação como ferramenta de transformação e reintegração social.
"O projeto visa proporcionar uma nova perspectiva de aprendizado e reintegração social, e foi recebido com entusiasmo pelos participantes. Eles acreditam que a robótica pode influenciar positivamente suas vidas e que essa é uma ótima oportunidade", afirma.
O dirigente reforça que a capacitação em robótica já é utilizada em prisões em países mais desenvolvidos como os Estados Unidos, Itália, Reino Unido e Escócia, visando preparar os internos para o mercado de trabalho após a liberdade.
Com a orientação das professoras Adriana Bertoleti Bezerra de Menezes, Viviane Saldivar Duarte, Katrini Calheiros Lopes, Grazieli Martins Coelho e Jéssica Carvalho Motta Ramos, o 'Despertando Conexões' ensinará, ao longo de cinco semanas, noções básicas de robótica, incluindo programação de microcontroladores, montagem de circuitos e sensores, além de princípios de eletrônica.
No primeiro dia do workshop, realizado no dia 4 deste mês, os internos foram introduzidos aos conceitos teóricos e puderam manusear os kits de robótica. A primeira aula foi apenas o início de uma jornada que promete ensinar novas habilidades técnicas e fomentar a autoestima e esperança dos participantes.
O projeto conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), SED (Secretaria de Estado de Educação) e Conselho da Comunidade de Dourados.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX