Diário Digital
 
Geral

Projeto institui Dia Estadual do Catador de Recicláveis em MS

Proposta começou a tramitar nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa de MS

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Wagner Guimarães/Assembleia Legislativa)

Mato Grosso do Sul poderá instituir o Dia Estadual do Catador e Catadora de Materiais Recicláveis, a ser comemorado, anualmente, em 7 de junho. A data está prevista no Projeto de Lei 209/2022, protocolado nesta quinta-feira (14) pelo deputado Lucas de Lima (PDT). O objetivo é reconhecer a importância ambiental da atividade dos catadores.

O parlamentar afirma, na justificativa da proposta, que os catadores são responsáveis pela coleta seletiva e, por conseguinte, pelo processo de reaproveitamento e reciclagem de produtos descartados. Esses trabalhadores atuam nas atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, gerando impacto na vida útil dos aterros sanitários.

A data escolhida, 7 de junho, corresponde ao dia da fundação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Conforme números informados na justificativa, existem aproximadamente 600 mil catadores.

O projeto deve ser lido na sessão ordinária do dia 2 de agosto. Depois de apresentado, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se for considerado constitucional, continuará tramitando, com votações das comissões de mérito e no plenário.

Veja Também

Sancionada lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados

Ministério Público investiga extração ilegal de basalto em Deodápolis

Imposto de Renda pode virar apoio para crianças com câncer em Campo Grande

IFMS prorroga inscrições para concursos públicos até 22 de abril

AddThis Website Tools