Projeto impede multas para pais que não vacinarem filhos contra a Covid
Conforme o autor, decisão sobre a vacinação de crianças e adolescentes deverá ser tomada pelos pais


Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta segunda-feira (24), o Projeto de Lei 64 de 2025, que proíbe a imposição de multas, penalidades ou qualquer tipo de sanção financeira contra pais ou responsáveis por menores de idade, que decidirem não vacinar seus filhos contra a Covid-19, no âmbito do Estado.
Conforme o autor da proposta, deputado João Henrique (PL), a decisão sobre a vacinação de crianças e adolescentes deverá ser tomada pelos pais ou responsáveis legais, que terão direito à livre escolha, considerando, quando pertinente, as condições de saúde do filho, opiniões médicas e outras circunstâncias pessoais.
Conforme a proposição, as campanhas de vacinação, que tenham como objetivo informar a população sobre a segurança e a eficácia das vacinas contra a Covid-19, deverão ser realizadas de forma voluntária, sem imposição de medidas punitivas, respeitando os direitos constitucionais dos cidadãos, especialmente o direito à liberdade e à autodeterminação.
O projeto não interfere nas medidas de saúde pública, adotadas para a prevenção de doenças de forma geral, e não proíbe a vacinação em situações emergenciais determinadas pela autoridade sanitária, desde que respeitados os princípios de direitos humanos e da liberdade individual.
“Este projeto de lei busca garantir o direito fundamental dos pais e responsáveis de decidirem sobre a saúde de seus filhos, respeitando sua autonomia e a liberdade familiar. A imposição de multas ou qualquer tipo de penalidade não apenas fere a liberdade individual, mas também desconsidera as responsabilidades que esses pais já desempenham no cuidado e bem-estar de suas crianças”, justifica o parlamentar.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Veja Também
Programa da Cidade Dom Bosco inicia atividades com 400 jovens em Corumbá
SUS vai substituir papanicolau por exame mais sensível ainda este ano
Dourados inicia cadastro para ampliar proteção de animais domésticos
Corumbá divulga cronograma semanal de vacinação até 4 de Abril
