Projeto garante atendimento a mulheres com artrite e artrose

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 11014/18, que determina que todas as mulheres a partir dos 45 anos de idade portadoras de artrite e artrose tenham atendimento e acompanhamento regular na rede pública de saúde. O projeto foi apresentado pelo deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO).
A artrose caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações do corpo humano. Faz parte do envelhecimento, como as rugas. Já a artrite envolve a inflamação dessas articulações e geralmente é acompanhada por dor, calor e vermelhidão. Mulheres são mais acometidas pela artrose, na proximidade da menopausa, e também pela artrite.
“Os cuidados com as mulheres afetadas devem ser permanentes, porque a frequência da artrose aumenta de modo significativo com a idade”, afirma Gaguim. “Embora não haja cura, a definição para cada doente de um protocolo terapêutico permite aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida”, disse.
Tramitação - O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Veja Também
Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
