Geral

Projeto garante às pessoas com deficiência acesso gratuito a eventos culturais

Projeto observará as condições de acessibilidade e lugares reservados nos locais dos eventos aos beneficiários

|
Redação
(Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O Projeto de Lei 259/2024, proposto pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O projeto visa criar o Passe Livre Cultural, que garante gratuidade em eventos socioculturais para pessoas com deficiência (PcD) e renda familiar per capita de até três salários mínimos. A medida abrange tanto locais públicos quanto privados no Estado.

Além do beneficiário, o Passe Livre Cultural se estenderá ao acompanhante de PcD que necessite de auxílio, como pessoas com deficiências visual, intelectual e física, mobilidade reduzida e autismo. Para acessar o benefício, será necessário cadastro junto ao setor público competente e obtenção de uma carteira de identificação, que poderá ser digital ou física.

O projeto considera dados do Censo de 2022 do IBGE, que aponta 236 mil PcD em Mato Grosso do Sul, dos quais 63% possuem uma dificuldade funcional e 36,9% apresentam múltiplas dificuldades. A maioria dessas pessoas tem entre 60 e 69 anos (20,2%), seguida pela faixa etária de 70 a 79 anos (14,3%).

O deputado defende a proposta como uma medida para incentivar a inclusão e a participação social de PcD em atividades culturais, contribuindo para a elevação da autoestima e para maior integração social.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande