Diário Digital
 
Geral

Projeto do IFMS sobre IA e química é premiado na Febrace 2025

Trabalho de Nova Andradina fica em 3º lugar em Ciências Exatas e recebe prêmio de melhor do estado

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2025 com três projetos premiados. O principal deles, desenvolvido no Campus Nova Andradina, conquistou o 3º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra e foi eleito o melhor do estado, recebendo o prêmio "Destaque Unidade da Federação".

Intitulado Testes psicometricamente validados de química utilizando inteligência artificial e learnersourcing, o projeto propõe o uso de inteligência artificial generativa para a criação de questões de química. O conteúdo é validado pelos próprios estudantes, por meio da técnica conhecida como learnersourcing.

Segundo o orientador Rodrigo Duran, a proposta alia tecnologia à participação ativa dos alunos para garantir a qualidade das questões. “Colocamos o ‘humano no centro’ ao usar os próprios estudantes para validar as questões, o que fortalece o aprendizado e a construção coletiva do conhecimento”, explicou.

As estudantes responsáveis pelo projeto são Heloisa Satira Rios dos Santos, Rebeca Soares Nascimento, ambas de 17 anos, e Julye Roberta de Abreu Aguiar, 18. Elas são alunas do curso técnico em Informática e bolsistas da Fundect no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICTEC). O grupo já planeja expandir a técnica para outras áreas, como Física, Medicina e Programação, e transformar o projeto em uma startup.

Além do Campus Nova Andradina, outros dois projetos do IFMS também foram premiados:

PrêmioProjetoEstudantesOrientador(a)Campus
Prêmio FUVEST de Destaque em EducaçãoDamas literárias ciclo 2: pelo resgate da escrita feminina apagada da históriaAmanda Messias Silva, Camila Rodrigues Cunha, Angelina Quevedo BakargiAndréia Dias de Souza, Danyelle Almeida SaraivaCampo Grande
Prêmio Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP)Construção de um gaussímetro de baixo custoLetícia da Silva ParreiraLígia Parreira de SouzaAquidauana

Ao todo, nove projetos do IFMS participaram da Febrace 2025, feira organizada pela Universidade de São Paulo (USP) que reúne os melhores trabalhos científicos do Brasil. O evento busca fomentar a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre jovens pesquisadores.

Veja Também

Oliva Enciso é homenageada pela Roda Acadêmica da ASL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Pé-de-Meia: 2ª parcela de 2025 será paga a partir desta quarta-feira

Expositores têm expectativas positivas para a 1ª Feira da Noiva Católica

AddThis Website Tools