Projeto de Lei quer garantir proteção a vigilantes em MS
Medida prevê punições administrativas para quem desrespeitar a norma


O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), apresentou o Projeto de Lei 258/2024, que propõe a proibição de constrangimento e intimidação a vigilantes no exercício da profissão. A medida prevê punições administrativas para quem desrespeitar a norma, além de outras sanções previstas em lei. O projeto foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
A proposta define que qualquer forma de intimidação, ameaça, ofensa ou gestos que causem constrangimento ao vigilante será considerada uma infração administrativa. O texto esclarece que vigilante é o profissional que, após formação específica em Escola de Formação Profissional de Segurança Privada, obtém registro pelo órgão fiscalizador da segurança privada.
De acordo com o deputado Zé Teixeira, o projeto busca assegurar aos vigilantes liberdade para exercer suas funções sem constrangimentos. “O vigilante é essencial à segurança de grande parte da população, e o constrangimento em sua atividade pode reduzir sua capacidade de resistência, obrigando-o a agir contra o que a lei determina ou a não realizar o que é exigido pela legislação”, justificou.
Veja Também
Inscrições em concursos públicos do IFMS seguem abertas até dia 10
Tribunal de Justiça define novo juiz de cooperação do programa Lar Legal MS
Ruas João Marchesi e Manoel Ferreira terão sentido único em Três Lagoas
Oficina com imortal da ABL aborda relação entre literatura e gramática
