Geral

Projeto de lei pune divulgação indevida de fotos de autópsias

Deputado, autor do projeto alega que, em alguns casos, essas fotos são vazadas

|
Agência Câmara
(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 1902/23 estabelece regras para preservar a dignidade em autópsias e proteger as famílias. Entre outros pontos, o texto em análise na Câmara dos Deputados proíbe a anexação de fotos de autópsia a inquérito policial quando não se tratar de casos de crimes.

A proposta exige que as fotos digitais de autópsia sejam arquivadas em sistema de acesso restrito e rastreado. Elas só poderão ser usadas mediante requisição judicial, com finalidade e justificativa. A divulgação indevida das fotos de autópsia implicará a responsabilização penal, civil e administrativa dos envolvidos.

“A ideia é resguardar e proteger a dignidade dos falecidos e garantir o respeito à privacidade e ao sofrimento das famílias”, afirmou o autor da proposta, deputado Capitão Augusto (PL-SP). Ele lembra que, em alguns casos, as fotos de autópsia são vazadas, "expondo imagens sensíveis e desrespeitando a memória das pessoas”.

Tramitação - O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Veja Também

Técnicos do Ibama de Brasília visitam centro que acolhe animais queimados

MEC institui Enade das Licenciaturas para futuros docentes

Anvisa atualiza sistema de busca por medicamentos similares

Três Lagoas adere Telessaúde para facilitar consultas para população