Projeto de Lei permite que presidente e vice fiquem com presentes recebidos
Projeto também propõe o direito ao uso de carro blindado por ex-presidentes e ex-vice-presidentes

O Projeto de Lei 3146/24, apresentado pelo deputado José Medeiros (PL-MT), prevê que o presidente e o vice-presidente da República possam manter presentes recebidos em caráter personalíssimo, desde que sejam declarados à Receita Federal para fins tributários. A proposta ainda anistia atos passados relacionados ao recebimento de presentes por ex-presidentes e ex-vice-presidentes.
Medeiros argumenta que o projeto surgiu em resposta a recentes debates sobre o tema, envolvendo tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele defende que, por ocupar um cargo elevado, o presidente pode receber presentes de autoridades estrangeiras sem que isso, por si só, configure ilicitude, desde que não haja conflitos de interesse.
O projeto também propõe o direito ao uso de carro blindado por ex-presidentes e ex-vice-presidentes, quando necessário para proteção pessoal, sob pena de crime de responsabilidade caso não seja cumprido. Atualmente, a Lei 7.474/86 assegura o uso de veículos oficiais, mas não especifica o direito a carros blindados.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões pertinentes antes de seguir para votação na Câmara e no Senado.
Veja Também
Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes
APAE da Capital destaca Laboratório pioneiro de Análise de Movimento
Arauco e Senai iniciam cursos técnicos gratuitos para 160 alunos em MS