Projeto de lei institui Dia Estadual dos Esportes Equestres
Escolha da data marca simbolicamente o encerramento do calendário anual de eventos equestres


Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 147/2025 de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui o "Dia Estadual dos Esportes Equestres", no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Caso seja aprovada, a data integrará o Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei nº 3.945, de 4 de agosto de 2010.a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de Dezembro.
Segundo o texto, entre as finalidades da proposta destaque para reconhecer e valorizar a importância social, cultural e econômica das atividades e modalidades esportivas que envolvem a prática equestre e incentivar o turismo rural e esportivo, bem como a preservação das tradições culturais e campeiras ligadas à equitação. A matéria destaca que também será estimulada a promoção de eventos para difusão do esporte, além de conscientizar sobre o bem-estar animal e o manejo responsável dos cavalos utilizados nas práticas esportivas.
“Os esportes equestres, como a cavalgada, o laço comprido, o hipismo, o tambor, a prova de rédeas, entre outros, fazem parte do cotidiano de milhares de sul-mato-grossenses e movimentam setores importantes da economia estadual, como o agronegócio, o turismo rural, a indústria de eventos, o comércio de equipamentos equestres e a criação de cavalos. Além disso, essas práticas esportivas promovem valores como disciplina, respeito aos animais, espírito esportivo e preservação das tradições. Com esta proposição, busca-se reconhecer oficialmente a relevância social, cultural e econômica dos esportes equestres, além de estimular ações de incentivo e apoio por parte do poder público e da sociedade civil”, ressaltou a parlamentar.
A proposta menciona que a escolha da data tem como objetivo marcar simbolicamente o encerramento do calendário anual de eventos equestres, homenageando todos os praticantes, organizadores e apoiadores dessas atividades que, em suas diversas modalidades, têm profunda ligação com a história, a cultura e a identidade do povo sul-mato-grossense.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Veja Também
Jogos da juventude iniciam neste fim de semana
AGU pede homologação de acordo para INSS devolver descontos ilegais
Uso de crédito de custeio para desmatamento é proibido por conselho
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
