Geral

Projeto de lei garante distribuição de absorventes em todos os municípios

Proposta quer alterar lei sobre saúde menstrual e assegurar distribuição de absorvente feminino

|
Agência Câmara
(Foto: Reprodução Confederação Nacional de Municípios)

A Câmara dos Deputados está avaliando o Projeto de Lei 1309/24, que propõe a garantia de distribuição gratuita de absorventes higiênicos femininos em pelo menos um local por município. A proposta visa alterar a Lei 14214/21, que criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, para assegurar que todos os municípios do Brasil ofereçam esses produtos essenciais para a saúde menstrual.

Atualmente, a lei estabelece que o programa deve ser implementado de forma integrada entre os diferentes entes federados. No entanto, os autores da proposta, deputados Luiz Couto (PT-PB) e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), destacam que, em muitos locais, a falta de acesso aos absorventes persiste, especialmente em municípios sem o Programa Farmácia Popular.

"Apesar da existência do programa, recebemos denúncias sobre a dificuldade de acesso a absorventes em várias localidades. Portanto, decidimos incluir um adendo à lei para garantir que, ao menos, um local de distribuição seja estabelecido em cada município", afirmam os deputados.

O Projeto de Lei 1309/24 está em fase de análise e será revisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após a aprovação nas comissões, o projeto precisará ser sancionado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado para se tornar lei.

(Fonte: Agência Câmara de Notícias)

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande