Geral

Projeto de lei estabelece curso para desengasgar bebês durante pré-natal

Manobra é uma ação de primeiros socorros que pode ser aplicada por qualquer pessoa

|
Redação
( Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

Começou a tramitar nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei 163/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que estabelece a realização de orientação e treinamento sobre a manobra de Heimlich (manobra de desengasgo) durante o acompanhamento pré-natal das gestantes assistidas na rede de saúde pública e privada do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o projeto, a manobra de Heimlich é um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas. Essa técnica, que consiste em apertar a traqueia da vítima abraçando-a por trás, é simples e eficaz para salvar vidas em casos de engasgo. 

O texto menciona que o pré-natal das gestantes realizado na rede de saúde pública e privada deverá conter, dentre os seus procedimentos, a realização de orientação e treinamento sobre a manobra de desengasgo para socorro em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita em bebês.

Participarão da orientação e treinamento os pais ou responsáveis legais do bebê. A capacitação será ministrada por profissionais da saúde com qualificação, conteúdo e carga horária mínima definida.

“A aprovação dessa proposta legislativa que torna obrigatória a divulgação da manobra de Heimlich nas unidades de saúde públicas e privadas de nosso estado, além da ministração de cursos para os pais ou responsáveis legais do bebê, que pode contribuir para reduzir o número de óbitos por asfixia acidental. Essa medida potencial pode salvar vidas e melhorar a saúde da população”, destacou o deputado Lucas de Lima.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande