Projeto de lei assegura vagas em estágios às pessoas com deficiência
Percentual de 10% das vagas oferecidas aos estagiários deverá ser destinada a este público
O deputado Antonio Vaz (Republicanos) apresentou nesta manhã (12) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) pelo deputado Antonio Vaz, o Projeto de Lei 212/2023 define que fica assegurado às pessoas com deficiência o percentual de 10% das vagas oferecidas aos estagiários que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial, dos anos finais do ensino fundamental e na modalidade profissional da educação de jovens e adultos nos órgãos da Administração Pública Direta, Indireta, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, em Mato Grosso do Sul, e dá outras providências.
Aos estagiários com deficiência serão asseguradas aos estagiários com deficiência as adaptações necessárias ao desempenho das atividades. Esse direito previsto em projeto aplica-se no que couber às Leis 2.799, de 18 de fevereiro de 2004 e 780, de 24 de novembro de 1987. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
"Auxílio no processo de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência física, mental, intelectual, já que o exercício do estágio é um ato formador, desenvolvido no ambiente de trabalho, e o acolhimento e garantia de pessoas com deficiência no âmbito de trabalho traz uma melhoria para a sociedade e para a administração pública quanto a inclusão social e autoestima do indivíduo, em processo de formação acadêmica ou técnica, visando sua autonomia e independência financeira", justificou o autor da matéria.
(Fonte: Assessoria de imprensa na ALEMS)
Veja Também
Prefeitura de Bonito abre cadastro de artistas para contratações em 2025
Polícia identifica 26 das 41 vítimas do acidente em Teófilo Otoni
Acordo prevê construção do Fórum da Mulher, Infância, Adolescência e Idoso
Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória