Geral

Projeto cria incentivo à Política de Atenção à Oncologia Pediátrica em MS

Objetivo de estabelecer diretrizes e instrumentos voltados à implementação de uma linha de cuidados complementares

|
Redação
(Fotos: Iza Rocha/Governo de MS/Divulgação)

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 256/2024, de autoria do deputado Caravina (PSDB), que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, ações de incentivo à Política de Atenção à Oncologia Pediátrica e dá outras providências. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

As ações de incentivo à Política de Atenção à Oncologia Pediátrica têm o objetivo de estabelecer diretrizes e instrumentos voltados à implementação de uma linha de cuidados complementares destinada às crianças e adolescentes em tratamento oncológico. A Política de Atenção à Oncologia Pediátrica garantirá a integração entre os serviços de saúde especializados, redes de apoio e os familiares dos pacientes, respeitando os protocolos de tratamento e assistência conforme estabelecido pelos órgãos competentes.

Entre os cuidados complementares estão o atendimento multiprofissional com suporte psicossocial para pacientes e familiares; o acesso a tratamentos complementares; ações educativas voltadas ao acompanhamento contínuo e à prevenção de agravos relacionados ao tratamento; e suporte nutricional, fisioterápico e psicológico adequado para o pleno desenvolvimento do paciente pediátrico.

O deputado Caravina justifica sua proposta. “A implementação desta política será um importante avanço para a saúde pública do Estado, já que proporcionará um atendimento mais qualificado e contínuo, o que pode resultar na redução da mortalidade infantil relacionada ao câncer, bem como no aumento das taxas de cura, impactando positivamente a saúde das crianças e adolescentes do Estado. Ao estabelecer uma abordagem integrada e humanizada, o projeto de lei visa não apenas melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas também contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária”, ressaltou o parlamentar.

(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande