Diário Digital
 
Geral

Projeto convida comunidade para plantio de ipês e árvores na Capital

Ação ocorre em frente à galeria-escola Supapo Criativo, neste sábado, 15 de abril, às 08h

|
Victória de Oliveira
AddThis Website Tools
Projeto convida população para plantio de ipês neste sábado - (Foto: Divulgação)

O Projeto Cerrado Berrante, convida a população campo-grandense a participar de um plantio especial de ipês na Via Park, em frente à galeria-escola Supapo Criativo, neste sábado, 15 de abril. Desde março, o projeto promove uma série de ações para promover a cultura de produção de produtos de design autoral na região de Mato Grosso do Sul. 

Cerca de 20 mudas serão distribuídas e plantadas no local. O processo contará com a presença e orientação da engenheira agrônoma Karina Mendes e da engenheira ambiental Amanda Mariano, ambas servidoras técnicas da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano). Na ocasião, elas farão também a entrega de materiais educativos referentes à temática arborização urbana e abordagem da população participante sobre o assunto.

Segundo a coordenadora de Planejamento Ambiental da Planurb, Mariana Godoy, ações de plantio são de grande relevância para a nossa cidade, pois a presença de árvores é um elemento importante quando falamos da qualidade do espaço urbano. “Além da beleza paisagística e da sombra, os benefícios proporcionados por elas incluem: absorção de poluentes; liberação de oxigênio por meio da fotossíntese; atenuação de ruídos; redução na sensação térmica e auxílio na mitigação de ilhas de calor; facilitação na infiltração e condução da água no solo; e, ainda, fornecem abrigo e alimento para a fauna urbana”,  explica.

Plantio ocorre neste sábado - (Foto: Divulgação)

Serão plantados ipês e mudas de outras espécies do cerrado. Os ipês são árvores típicas deste bioma e, em 2018, por meio da Lei n. 5.228 de 16 de julho, passou a figurar como árvore símbolo do estado de Mato Grosso do Sul.  Mariana destaca ainda que para garantir a compatibilização entre a arborização urbana e os demais elementos da cidade é necessário que exista um planejamento de sua implantação e uma manutenção contínua, e que o Município de Campo Grande possui um Plano Diretor de Arborização Urbana.

Cerrado Berrante - O Projeto Cerrado Berrante é desenvolvido pela arquiteta e designer de móveis Luciana Teixeira, da galeria escola Supapo Criativo, e é inspirado na cidade de Campo Grande, especialmente nos meses em que suas ruas ficam coloridas pelo florescer dos ipês e pela explosão de cores e texturas destas árvores.

O projeto recebeu financiamento do Fundo de Investimentos Culturais - FMIC 2021, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Serviço

Projeto Cerrado Berrante - Plantio de Ipês e árvores do Cerrado

local da concentração: avenida Nelly Martins/Via Park, 1210, em frente ao Supapo Criativo

data e hora: 15 de abril, 8h

As mudas serão distribuídas e plantadas no local, com orientação educativa da Planurb.

Veja Também

MS registra mais de 8,9 mil adesões ao novo consignado do FGTS

Mais de 1.700 carteiras de identidade com símbolo do TEA

Hemosul da Capital faz apelo à população por doações de sangue

MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica