Projeto autoriza presença de acompanhante no veículo para filmar teste de direção
Segundo autora, objetivo é proteger o candidato à CNH de possível cobrança de propina por avaliadores
O Projeto de Lei 1521/22 assegura ao candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o direito de ser acompanhado no exame de direção veicular por pessoa de sua preferência, a qual poderá registrar todo o teste em áudio e vídeo. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro.
A autora do projeto, deputada Adriana Ventura (Novo-SP), explica que a medida pretende proteger o indivíduo avaliado de esquemas montados por servidores do Detran e autoescolas. Segundo ela, o negócio consiste em apostar na reprovação do candidato para, em seguida, cobrar dele propina em troca da CNH.
“Com a aprovação do projeto, o indivíduo avaliado terá mais segurança durante o seu exame de direção, visto que um terceiro poderá acompanhar e fiscalizar, evitando assim que haja coação para pagamento de propinas”, completou.
Segundo a parlamentar, uma força-tarefa, formada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de Minas Gerais, instaurou inquérito para investigar um esquema de venda de carteiras de motorista no estado. De acordo com Adriana Ventura, notícias veiculadas na internet dão conta de que as carteiras de habilitação estavam sendo comercializadas em troca de uma propina de R$ 1 mil.
Tramitação - O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Com informações de Agência Câmara de Notícias)
Veja Também
Confira sete boas razões para rever Reis, A Decepção
Projeto cria regras para coibir fraudes em plataformas de venda on-line
Curso on-line e gratuito orienta produtores na produção integrada
Ano novo, vida nova, academias lotam e alunos estão em busca da qualidade de vida