Projeto Ativa Idade, para pessoas com mais de 55 anos, abre inscrições
Aulas de canto, ginástica e dança, pilates, tai chi chuan e outros são oferecidas gratuitamente
A chegada dos 60, 70, 80 e 90 anos pode ser rica em saúde, autoestima, lazer, qualidade de vida, família e bons amigos. Há 10 anos o projeto Ativa Idade, da Fundação Manoel de Barros, tem transformado a vida de centenas de pessoas com mais de 55 anos na capital, oferecendo gratuitamente aulas de canto, ginástica e dança, pilates, tai chi chuan, inclusão digital, oficinas, palestras e outras atividades.
Como você quer chegar aos 60, 70, 80, 90 anos? Aos 55 anos, Nilcélia Zottino, quer envelhecer de forma ativa e antes mesmo de chegar aos 60, se inscreveu no Ativa Idade. Hoje, participa das aulas de ginástica e dança e do coral: “Quando eu cheguei lá no projeto e vi todas aquelas senhoras, mais velhas que eu, com toda aquela energia, com aquela disposição, com aquela alegria, eu realmente falei: ´Nossa, esse é um futuro que eu quero pra mim, é uma coisa que eu quero pra minha vida, estar sempre ativa, estar sempre fazendo uma atividade, trocando experiências com aquelas pessoas´”.
Segundo Thaiza Abalem, coordenadora do projeto, o Ativa Idade busca promover a autoestima e a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e em sua família, buscando restabelecer e/ou fortalecer o vínculo familiar e social.
Nas aulas de ginástica e dança, por exemplo, com a professora Rosângela Lupi, os participantes movimentam o corpo, aprendem coreografias e dançam muito; como conta Eliene Teruya, de 66 anos: “As aulas são super empolgantes, a gente se sente o máximo ali. Ninguém lembra que tem uma idade avançada, que não consegue se mexer, eu, por exemplo, nunca mais senti dor. Eu incentivo todo mundo, a saúde da gente está nos movimentos”.
Já nas aulas de inclusão digital os participantes aprendem a utilizar o celular, acessar as redes sociais, enviar mensagens, fazer ligações, acessar aplicativos, tirar fotografias, entre outras ações.
Cantar faz bem para a mente e para o coração! Nas aulas de canto o grupo é regido pelo professor Marcos Alves. Com repertório variado, o regente explica que trabalha a técnica vocal de um grupo formado por homens e mulheres, em todas as quartas-feiras, no período da tarde. “O canto faz muito bem para a pessoa idosa. Trabalhamos muito a questão da memorização, das atividades de movimento, de respiração e de colocação vocal”, detalha Marcos.
Além dos eventos do próprio projeto, o coral também se apresenta em eventos externos. Para a participante Nilcélia “O coral é maravilhoso, é música, eu amo cantar!”.
O coral está com vagas abertas e é aberto para todos que desejam cantar, aprender, desenvolver a técnica vocal. Mais informações sobre as vagas do coral e das outras atividades do projeto Ativa Idade pelo telefone (67) 98166-0166.
Veja Também
Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF
Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio