Projeto amplia Programa de Saúde Mental a policiais e bombeiros de MS

Os policiais militares, policiais civis e bombeiros militares poderão ser incluídos no Programa de Saúde Mental já existente em Mato Grosso do Sul aos servidores penitenciários, caso projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa seja aprovado. A matéria é de autoria do deputado Felipe Orro (PSDB) e pretende incluir esses profissionais por meio de alteração da Lei Estadual 2.805/2004.
Caso a inclusão seja aprovada, os policiais e bombeiros terão acesso às ações preventivas que objetivam “o bem estar biopsicossocial”, capazes de “fornecer condições dignas de trabalho”. O Poder Executivo deverá adotar atividades extra hospitalares destinadas a acolher e tratar os servidores acometidos de transtornos mentais e os diagnósticos poderão ser considerados como doenças ocupacionais para efeito de concessão de licença ou aposentadoria.
O projeto ainda dispõe que o servidor da Segurança Pública descrito na lei, que esteja fazendo tratamento psicoterápico ou medicamentoso ambulatorial, deverá ser lotado em local onde possa tratar-se sem influências que venham a piorar seu quadro clínico ou que sua integridade física - ou ainda de outrem - sejam colocadas em risco.
“Foi observada a necessidade de um programa semelhante aos policiais civis, militares e bombeiros, também sujeitos à alta carga de estresse e pressão psicológica, expostos diuturnamente a situações perigosas e cenários de crimes, acidentes e mortes violentas. Por isso, a ampliação desse mesmo programa contribuirá para a melhor qualidade dos serviços da Segurança Pública em nosso Estado”, justificou o deputado Felipe Orro.
As despesas decorrentes da aplicação da nova lei, caso seja aprovada, deverão correr por conta de dotações orçamentárias próprias. A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
(Fonte: Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa)
Veja Também
MPMS fiscaliza destinação de recursos do Fundo de Meio Ambiente em Coxim
IX Meeting Nacional de Farmácia Clínica está com inscrições abertas
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia em hospitais de MS
Brasil tem 241 barragens com riscos de segurança, aponta ANA
