Geral

Projeto Águas Que Falam expande ações para ajudar comunidades no Pantanal

Iniciativa promove saneamento, educação ambiental e monitoramento de água para quase mil pessoas em áreas afetadas pela seca

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Criado pelo SOS Pantanal em 2023, o projeto Águas Que Falam amplia seu impacto na Bacia do Alto Paraguai com o apoio da Everest, referência em purificadores de água e líder em máquinas de gelo no Brasil. A colaboração visa melhorar a qualidade dos recursos hídricos e atender 12 comunidades vulneráveis afetadas pela seca e queimadas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O projeto inclui monitoramento da qualidade da água e estratégias de potabilização e saneamento para quase mil pessoas até 2026. A expansão do Águas Que Falam abrange ainda ações educativas, com workshops para profissionais de saúde e educação e iniciativas voltadas à conservação ambiental nas escolas públicas, estimando envolver até 1,2 mil pessoas em atividades de conscientização.

A atuação do projeto em pontos de monitoramento distribuídos entre os dois estados atenderá localidades em cidades como Aquidauana, Corumbá, Bonito, Miranda, Poconé e Chapada dos Guimarães. A atriz e apresentadora Rafa Kalimann, madrinha do programa Brigadas Pantaneiras, estará presente na expedição de visita às comunidades entre 1º e 4 de novembro, reforçando a divulgação da nova fase do projeto.

Com ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Águas Que Falam busca promover saúde, bem-estar, gestão sustentável da água, e combater as mudanças climáticas, contribuindo diretamente para a preservação do bioma e a qualidade de vida das populações locais.

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116