Geral

Programa Negócio Cultural é lançado para comunidades acadêmicas

Ação visa contribuir com o desenvolvimento sustentável da população de Campo Grande

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Duas instituições de ensino superior aderiram ao Programa Negócio Cultural na última sexta-feira (30/09). A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), através de seus respectivos reitores, assinaram o termo de adesão ao programa trazido pela Águas Guariroba para Campo Grande como forma de fomentar o empreendedorismo dos participantes. A iniciativa oferece oficinas gratuitas para microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos. Patrocinado pela concessionária, o projeto é realizado pela Ecotransforma Produções e NTICS Projetos.

Paulo Antunes, diretor de Relações Institucionais da Aegea Regional 1, explica que o Negócio Cultural é uma das iniciativas trazidas pela Águas Guariroba para contribuir com o desenvolvimento sustentável da população de Campo Grande oferecendo acesso ao conhecimento.

“Eu acredito que toda parceria agrega valor para as partes envolvidas. A Aegea, com o Programa Negócio Cultural, visa levar o empreendedorismo para estudantes, para negócios na informalidade ou na formalidade. E no tocante a estudantes, este conteúdo do Negócio Cultutal pode agregar muito como extracurricular para os acadêmicos e até para a comunidade universitária. Então eu acredito que só tem a somar, a agregar valor para as duas instituições: UCDB e UFMS em parceria com a Águas Guariroba e Aegea”, afirmou o diretor Paulo Antunes. 

(Foto: Divulgação)

Na UCDB o termo de parceria foi assinado pelo reitor Padre José Marinoni. Na UFMS, a assinatura aconteceu no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão com a presença de pró-reitores, diretores de agências e unidades, além de empresas juniores e startups da Universidade. 

Marcelo Turine, reitor da UFMS, destacou que o programa Negócio Cultural é uma oportunidade para que os estudantes, professores, técnico e terceirizados possam, cada vez mais, aprender com atividades extracurriculares. “A gente quer oportunizar que essa comunidade toda saiba o que é empreendimento social, o que é o Negócio Cultural. Este é um curso muito interessante e totalmente online”, comentou Turine.

Os cursos do Negócio Cultural são abertos a todos que desejam participar, basta fazer inscrição no site - negociocultural.com.br. Para ampliar o alcance do programa na Capital, a Águas Guariroba já realizou parcerias com o Sebrae, Associação Comercial de Campo Grande e Cidade dos Meninos, oferecendo os cursos da plataforma para as comunidades vinculadas a essas instituições.

A metodologia do curso do Programa Negócio Cultural estimula a busca pelo conhecimento baseado na reflexão, interação com o meio e as vivências das pessoas. A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que integram a agenda ESG da Águas Guariroba, concessionária do Grupo Aegea em Campo Grande. Neste programa são trabalhados objetivos como: trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades e consumo e produção responsáveis.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande