Geral

Programa Mais Médicos expande atuação e fortalece a atenção primária à saúde

Com a inclusão de 6.729 novos profissionais, o programa amplia o acesso à saúde em áreas vulneráveis

|
Redação
(Foto: Ministério da Saúde)

O programa Mais Médicos, do governo federal, tem reforçado a atenção primária à saúde em todo o Brasil, com a inclusão de 6.729 novos profissionais em mais de 2 mil municípios em 2024. Esse aumento representa 25% do total de 26.756 médicos em atuação, beneficiando 4.412 cidades e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Em Mato Grosso do Sul, 124 novos médicos foram alocados, totalizando 351 profissionais no estado.

O programa, que foi retomado em 2023 com o objetivo de ampliar o atendimento nas áreas mais distantes e vulneráveis, já conta com cerca de 60% dos seus profissionais atuando em municípios com maior vulnerabilidade social. O impacto e os resultados do programa foram discutidos no Encontro Nacional das Referências do Mais Médicos, realizado em 6 de dezembro.

O secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde (APS), Jerzey Timóteo, destacou a importância do programa como um instrumento para fortalecer a Estratégia Saúde da Família. As referências regionalizadas do Ministério da Saúde desempenham papel crucial nesse processo, oferecendo apoio técnico, mediando conflitos e garantindo a implementação das políticas locais.

Em 2024, o Mais Médicos avançou com novas iniciativas, incluindo a primeira edição de um edital com cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Também foi oferecido um curso de preceptoria de medicina de família e comunidade, com bolsas de R$4.000 para 2.700 residentes, visando qualificar futuros médicos para formar novos profissionais.

Além disso, o programa anunciou a efetivação de 3,6 mil médicos bolsistas pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), o que proporciona maior estabilidade às equipes de saúde e fortalece o vínculo com as comunidades atendidas. O ministro da Saúde enfatizou que 2025 será um ano de consolidação dos avanços do Mais Médicos.

Veja Também

Jardim de Natal abre programação no dia 12 com a chegada do Papai Noel

Novo centro de triagem em Três Lagoas reforça preservação ambiental

Consórcio afirma enfrentar crise financeira decorrente da inadimplência nos repasses devidos pelo Poder Público

Sejuv abre inscrições para oficina gratuita de penteados com tranças na próxima semana