Programa de monitoramento do transporte escolar beneficia alunos em 78 municípios de MS
Aplicativo "Caminho Certo" permite que pais e alunos acompanhem o itinerário do transporte escolar
Com os primeiros raios de sol, os alunos da zona rural de Terenos, município a 40 km de Campo Grande, já se preparam para a escola. As aulas começam às 7h, mas às 5h47, Lucas, Adryan e Keren já aguardam o ônibus escolar em frente à sua casa, localizada a 15 km da Escola Estadual Antônio Valadares, na área urbana de Terenos. Outros alunos, como Almir, também embarcam no transporte escolar, que segue um trajeto monitorado pelo programa “Caminho Certo”, da Secretaria de Estado de Educação (SED), responsável pelo controle das rotas dos veículos de transporte escolar no Mato Grosso do Sul.
O programa “Caminho Certo” acompanha mais de 1,8 mil trajetos diários, beneficiando cerca de 19 mil alunos em 78 municípios do estado. A tecnologia permite que motoristas, pais e estudantes sejam informados em tempo real sobre qualquer imprevisto no percurso.
Segundo Alessandro Perassoli, coordenador de convênios da SED, o programa tem como foco garantir a segurança e o conforto dos alunos, evitando incertezas sobre o transporte escolar. Em 2023, foram registrados oito acidentes com ônibus escolares, enquanto em 2024, apenas um incidente ocorreu até o momento.
O programa já despertou o interesse de outros estados, como Mato Grosso, Piauí, Paraná e São Paulo, que enviaram equipes para conhecer o modelo de transporte escolar adotado em Mato Grosso do Sul. A ferramenta, disponível no aplicativo "MS Digital", permite que pais e alunos acompanhem o itinerário do transporte, registrem reclamações e verifiquem horários de embarque e desembarque.
(Com informações do Governo do Estado)
Veja Também
TRE-MS mantém plantão de atendimento no período festivo
Bancos voltam a funcionar normalmente hoje
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde