Profissionais da saúde são capacitados para reduzir mortalidade infantil
Condutas preconizadas pela AIDPI incorporam todas as normas do Ministério da Saúde
Médicos e enfermeiros de Mato Grosso do Sul, participaram da ação ‘Estratégia AIDPI’ (Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Primeira Infância), na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em Campo Grande.
A ação realizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da gerência da Saúde da Criança, a OPAS (Organização Pan-americana da Saúde) e o Ministério da Saúde, ocorreu entre os dias 17 e 21 de junho, e tem como intuito reduzir a mortalidade infantil no Brasil por meio do auxílio a profissionais de saúde que prestam atendimentos a crianças de 2 meses até 5 anos de idade em estabelecimentos de Atenção Primária, como consultórios, unidades básicas de saúde ou serviço ambulatorial dos hospitais.
De acordo com a gerente da Saúde da Criança, Cristiana Schulz, a formação está sendo ofertada para 30 alunos e tem por objetivo ampliar e dar continuidade às ações de promoção e proteção da saúde, mantendo em amplo vigor as ações do Plano de Trabalho Estadual, voltadas ao compromisso com a redução da mortalidade infantil e, consequentemente, dos indicadores desfavoráveis à saúde.
As condutas preconizadas pela AIDPI incorporam todas as normas do Ministério da Saúde relativas à promoção, prevenção e tratamento dos problemas infantis mais frequentes na primeira infância. A AIDPI criança tem como pilares básicos:
• Capacitação de recursos humanos no nível primário de atenção;
• Reorganização dos serviços de saúde; e
• Educação em saúde, na família e na comunidade.
Veja Também
Espaço Neon encanta a garotada no Pátio Central
Campo Grande amplia vacinação contra dengue para nova faixa etária
Rede fast food oferece lanche de graça para advogados provarem lançamento
Hotel oferece Day Use com piscina, quarto exclusivo e pode até levar o pet