Produtor rural é multado em R$ 50 mil por erosão gigante
Falta de conservação do solo foi a causa do surgimento de uma voçoroca de grande proporção, segundo PMA


Um produtor rural, residente em Curitiba (PR), foi autuado por Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste (MS), que realizavam fiscalização nas propriedades rurais daquele município e localizaram em sua propriedade, processo erosivo de grande porte ontem (6) em área protegida. A falta de conservação do solo foi a causa do surgimento de uma voçoroca de grande proporção com ramificações e várias ravinas, sendo o canal principal em média de 300 metros de comprimento, por 25 metros de largura e 10 metros de profundidade.
O processo erosivo, que atingiu o lençol freático, causou a degradação de área protegida de preservação permanente de matas ciliares de um córrego, carreando o sedimento a este curso d’água que corta a propriedade, causando seu assoreamento. O problema era agravado pela presença de gado e a remoção da cobertura vegetal para formação de novas pastagens. A PMA determinou a interdição da área para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias.

O infrator (63) foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 50.000,00 pelos danos ambientais encontrados na propriedade. Ele também responderá por crime ambiental de destruir área de preservação permanente. Se condenado por este crime, poderá pegar pena de um a três anos de detenção. O proprietário também foi notificado a apresentar um Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental e a remover todos os resíduos do local.
Veja Também
TJMS oferece ferramenta digital para resolver conflitos na área da saúde
IA criada por brasileiros avalia risco de agravamento da hanseníase
Projeto quer tornar Política de Promoção da Leitura Literária mais inclusiva