Geral

Produção industrial segue estável em MS

|
Redação

A produção industrial segue estável na maior parte das empresas industriais de Mato Grosso do Sul, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto a 71 empresas no período de 1º a 11 de outubro. Em setembro, 59,2% das empresas industriais sul-mato-grossenses apresentaram estabilidade na produção, no mês anterior esse resultado era de 57,8%, enquanto as empresas que apresentaram crescimento responderam por 15,5% do total, contra 21,9% no último levantamento.

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, esses dados indicam uma acomodação no ritmo da atividade industrial na passagem entre os meses de agosto e setembro. “Esse desempenho se refletiu no índice de avaliação da produção, que fechou o mês em 49,5 pontos, indicando que, na média geral, a produção industrial sul-mato-grossense ficou estável na comparação com o mês anterior”, declarou.

A respeito do nível de ociosidade da indústria, ele explica segue em patamar elevado, correspondendo, em setembro, a 28% da capacidade instalada. “Somado a isso, o índice de utilização da capacidade fechou o mês em 45,6 pontos. Resultados abaixo dos 50 pontos indicam que o desempenho foi inferior ao que era esperado para o mês. Por fim, a sondagem mostrou que, em setembro, a utilização da capacidade instalada ficou abaixo do usual para 32,4% dos respondentes, igual ao usual para 56,3% e acima para 8,5%, enquanto 2,8% não responderam”, informou.

O economista acrescenta que as condições financeiras apresentaram pequena melhora na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, mas ainda seguem longe do ideal. “De um modo geral, os empresários industriais de Mato Grosso do Sul mostraram-se insatisfeitos com a margem de lucro operacional de suas empresas no 3º trimestre de 2019, com o indicador alcançando 42,6 pontos”, analisou, destacando que comportamento semelhante foi verificado em relação às condições de acesso ao crédito e situação financeira geral da empresa, com os indicadores alcançando 39,2 e 46,6 pontos, respectivamente.

“Em Mato Grosso do Sul, no 3º trimestre de 2019, 31% dos empresários industriais consideraram ruim a margem de lucro operacional obtida no período. Na mesma comparação, o acesso ao crédito foi considerado difícil por 28,2% dos empresários, enquanto 26,8% responderam não ter buscado crédito no trimestre. Já a situação financeira geral da empresa foi avaliada como ruim por 25,3% dos participantes e 36,6% responderam que teve aumento dos preços das matérias-primas utilizadas”, detalhou Ezequiel Resende.

           

Veja Também

Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias

MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações

Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados

Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido